Buscar

A magia dos Sebos

Comprar em sebo nunca é só a aquisição de um livro que desejamos mais barato, achar um livro esgotado que não achamos em nenhum outro lugar ou um livro tão antigo de uma edição que você nem sabia que existia.


Para os amantes da leitura, os livros de sebo tem uma energia diferente, vem com uma história a mais. Sempre fico encantada com os mistérios gerados pelas dedicatórias: De quem era? Como será que essa pessoa está? Será que se reconciliaram? Já me emocionei com dedicatórias, mas também já me indignei.


E as surpresas que encontramos no meio dos livros? Fotos, cartas, postais, dinheiros antigos, uma simples anotação no miolo, tudo isso traz um gosto diferente para os entusiastas dos livros.


Acho que o livro mais antigo que tive o prazer de manusear foi A Guerra dos Mascates de José de Alencar de 1896. Fiquei encantada, um livro com mais de 120 anos. A escrita, a encadernação, o papel, até a forma como o antigo dono assinava seu nome, tudo isso é muito histórico.


Garimpar em sebo, tanto online quanto físico, para mim é terapêutico. Ler a descrição do estado, descobrir novos autores e títulos, todo esse combo me faz ser fascinada por esse mundo.







Posts Em Destaque